Ah, l'amour...


Diferentemente do conceito de amor platônico, quando se fala do amor em Platão estamos nos referindo ao pensamento deste filósofo sobre o amor. A noção de amor é central no pensamento platônico. Em seus diálogos, Sócrates dizia que o amor era a única coisa que ele podia entender e falar com conhecimento de causa.

Platão compara-o a uma caçada (comparação aplicada também ao ato de conhecer) e distinguia três tipos de amor: o amor terreno, do corpo; o amor da alma, celestial (que leva ao conhecimento e o produz); e outro que é a mistura dos dois. Em todo caso o amor, em Platão, é o desejo por algo que não se possui (que doido q era Platão, não?) .

A temática do amor é comum a quase todos os filósofos gregos, entendido como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos. Depois de Platão, entretanto, só os platônicos e os neoplatônicos consideraram o amor um conceito fundamental.

E tirei isso da Wikipédia. Adoro filosofia e estava procurando algo novo para falar de amor. Só que no frigir dos ovos, amar é sempre aquela falta da pessoa, aquela vontade de ter por perto, aquela agonia desvairadinha para fazer e ter carinho...enfim..amar é acordar com um sorriso estampado, mesmo que você tenha montanha de trabalho como eu!

That's it folks!




3 Pode comentar aqui e surtar junto comigo!:

s2

Olá, Drix! Em primeiro lugar, perdão. Faz meses que você carinhosamente comentou em meu blog e somente agora venho responder. Não tive meses muito fáceis, se isso serve como desculpa. Bom, no mais, obrigada pelo carinho. Amei seus textos. São de uma qualidade e leveza imensas.

Um grande abraço.

Vanessa disse...

Oi Drixx... bom até aki eu sou apenas uma “anônima”, pois sempre estou aki no seu Blog me deliciando com suas postagens, mas nunca efetuei um comentário....
Mas agora num me contive... mew faz um tempãOoo que Tu num post, já estou entrando em depressão... Aff
Me identifico muito com as coisas que vc diz, pois tb sou da linhagem de Escorpião !! kkkk logo sentimos as coisas de uma forma muitO parecida !
Não demora muito num e Oh obrigada pelas risadas e reflexões que vc me desperta com suas palavrinhas
bjU